Pão de queijo bem mineiro, uai!

Como havia dito, voltei de Viçosa (MG) com a sacola cheia de queijos. E neste final de semana fiz mais uma fornada de pães de queijo, mas dessa vez eu usei o queijo meia cura que deixei curando por uns 15 dias, já que o queijo canastra já acabou, devido a 2 fornadas anteriores.

A receita eu peguei no IG Comidas, onde a chef Heloísa Bacellar ensina a fazê-lo com passo a passo bem ilustrativo. Só adaptei para a quantidade de ingredientes que tinha e amassei na mão mesmo, já que a batedeira inventou de pifar bem na hora mais necessária (tristeza!!).

A receita é bem fácil e fica uma delícia que só, uai!

Vou passar a receita com as minhas alterações, mas você encontra a receita original aqui. Anota aí:

  • 3 xícaras de polvilho doce
  • 3 xícaras de queijo curado ralado fino (usei o processador)
  • 2 xícaras de água
  • 1/2 xícara de óleo de milho
  • 1/2 colher (sopa) rasa de sal (cuidado com o sal, pois o queijo já é salgado)
  • 2 ovos caipiras pequenos.

Agora você faz assim: Em uma panela, coloque para ferver a água com o óleo.

Numa vasilha, misture o sal no polvilho e quando a água com o óleo ferver, despeje no polvilho para escaldar a massa, mexendo com a ajuda de uma colher grande. Fica uma mistura gosmenta, parece que não vai dar liga, mas vai na fé que dá certo. Quando essa mistura estiver morna, amasse com as mãos. Agora, acrescente os ovos, um a um, misturando bem em cada adição. Coloque o queijo e misture até juntar tudo. 

Aqueça o forno por uns 10 minutos, a 200ºC. Faça bolinhas com a massa, coloque na assadeira sem untar, dando uma distância entre eles. Asse até começar a dourar embaixo.

* Rende aproximadamente 50/60 pães no tamanho coquetel.

Pães prontos para congelar

Se você quiser congelar, basta fazer o congelamento em aberto e depois coloque em saco ziplock e etiquete com a data de fabricação, por 2 meses, mas eu duvido que você consiga deixá-los lá por tanto tempo (rs).

Bom começo de semana para você.

assinatura

 
 
 
FacebookGoogle+TwitterPinterestPocketEmailPrintCompartilhe

1Pingbacks & Trackbacks on Pão de queijo bem mineiro, uai!

  1. […] danada de fazer a receita tradicional de escaldar o polvilho e todo o processo, como já ensinei aqui, já que o sabor do pão de queijo caseiro nem se compara ao industrializado, sem falar que é mais […]

Leave a Reply